Logo da página de eletrônica

QR Code para aureliopedroso.com.br

Eletrônica - Parte 3

Prototipagem - matriz de contatos ("protoboard")

A figura a seguir representa uma matriz de contatos ("protoboard") de 400 furos. Utilizada para pequenos protótipos de circuitos eletrônicos.

matriz de contatos

Internamente as matrizes de contatos têm pequenas chapas de metal condutoras de eletricidade. A figura anterior apresenta apenas os orifícios por onde devem ser inseridos os terminais dos componentes eletrônicos. Na figura a seguir, estão representadas as chapas condutoras. Note que cada chapa condutora fica abaixo de cinco orifícios, na parte central. Porém nas laterais as chapas são mais longas; ficam sob 25 orifícios.


esquema interno de matriz de contatos

As distribuições das chapas condutoras em diferentes modelos de "protoboards" podem ter pequenas diferenças. É recomendável testar a continuidade de cada modelo utilizado-se multímetro na escala de continuidade e cabinhos de prototipagem.

A figura a seguir representa um "protoboard" de 830 furos (830 orifícios), com quatro barramentos "positivos" e quatro "negativos". Nesse caso há descontinuidade dos barramentos no meio do "protoboard".

protoboard 830 furos

Na próxima figura o "protoboard" também tem 830 furos, porém somente dois barramentos "positivos" e dois "negativos"; sem descontinuidade de barramento no meio do "protoboard".

protoboard 830 furos diferente continuidade nos barramentos

Multímetro


A seguir, figura baseada no multímetro digital modelo ET-1639A, fabricação Minipa.

Multímetro, imagem baseada no modelo ET1639A.

No momento que o aparelho é ligado, ao girar a chave seletora, todos os símbolos aparecem no display, veja figura a seguir.

Multímetro digital com todos símbolos no display.

Para medição de tensões alternadas, gire a chave seletora como na figura a seguir. No display aparecem: "V", "AC" "TRUE RMS", "AUTO" e "APO". Nesse caso, o multímetro tem a função automática de mudança entre faixas de medição (AUTO); "faixa automática". A função de autodesligamento é denominada APO; "Auto power off".

Na escala: volts tensão alternada TRUE RMS, faixa automática.

Para medição de tensões contínuas, gire a chave seletora como na figura a seguir. No display aparecem: "V", "DC", "AUTO" e "APO".

Na escala: volts tensão contínua, faixa automática.

Para medição de valores baixos de tensões contínuas, gire a chave seletora como na figura a seguir. No display aparecem: "mV", "DC", "AUTO" e "APO".

Na escala: mili-volts tensão contínua, faixa automática.

Para medição de valores baixos de tensões alternadas, gire a chave seletora como na figura a seguir. No display aparecem: "mV", "AC" "TRUE RMS", "AUTO" e "APO".

Na escala: mili-volts tensão alternada TRUE RMS, faixa automática.

IMPORTANTE: nas medições de tensões apresentadas anteriormente (acima), conectar a ponteira preta no terminal "COM" e a ponteira vermelha no terminal "VΩHz" (terminal a direita). Conexões equivocadas podem danificar o multímetro e ou circuito a ser medido!



Circuito para Simulação e Montagem

O diagrama de circuito a seguir foi simulado em Circuit Maker Student 6. Se refere a um retificador de onda completa com 4 diodos retificadores, além do diodo emissor de luz (azul) "D6 LED3", capacitor filtro de 220µF e resistores. Sendo R1, R2 e R4 cargas e R3 limitador de corrente para o LED. O arquivo da simulação pode ser baixado aqui.

Retificador diagrama

A ideia aqui é simular o circuito no computador e também montá-lo em matriz de contatos (circuito real), para realizar medições com multímetro e osciloscópio. Com objetivos de exercitar técnica básica de prototipagem e comparar valores de medições com valores de simulação.

Dentre os tipos de medições com utilização de multímetro: Capacitância do capacitor eletrolítico, resistências dos resistores, quedas de tensão em cada diodo retificador e teste de polaridade e brilho do LED. Essas medições NÃO devem ser feitas com multímetro em circuito energizado.

Depois da montagem e verificação do circuito, deverão ser feitas: medição de tensão eficaz alternada (AC) na saída do transformador, medições de tensão média (DC) sobre o capacitor, tensão máxima e mínima para estimar o "ripple" (ondulação), queda de tensão em cada resistor (voltímetro em paralelo com resistor) e corrente em cada resistor (amperímetro em série com o respectivo resistor). Essas medições são feitas com o circuito energizado. Para observar a forma de onda da tensão de "ripple" é necessário utilizar osciloscópio.

O assunto principal da parte 3 de eletrônica básica é a prototipagem. Porém, a partir desse ponto do estudo, vou aplicar as três abordagens de análise de circuitos eletrônicos: modelos matemáticos, simulação e a prototipagem (montagem e medições de circuito com componentes eletrônicos reais).

Apresentada a seguir, tabela comparativa de valores relativos ao circuito acima: calculado por modelo matemático (na calculadora), planilha com modelo matemático um pouco diferente, simulação computacional em Circuit Maker Student 6, e circuito real montado em protoboard e suas medições.


Grandeza Matemático Planilha Simulação Medições
Tensão AC (volts)12,012,012,0***
Tensão de pico (volts)16,9716,9717,0***
Retificada máxima (volts)15,615,5715,44***
Retificada média (volts)15,1515,1215,07***
Retificada mínima (volts)14,714,6714,70***
Ripple (volts)0,900,900,74***
Ripple (%)5,945,964,91***
IR1, IR2 (mA)12,2912,2612,21***
PR1 (mW)181180179***
VR2 (volts)0,4060,4050,402***
PR2 (mW)4,984,964,92***
ILED, IR3 (mA)11,6511,7711,5***
PLED (mW)40,739,541,3***
PR3 (mW)135,7138132***
IR4 (µA)45,945,845,5***
PR4 (µW)695693690***
ITOTAL (mA)23,98624,07523,756***
PTOTAL (mW)363,1364,0357,9***

Tirando algumas conclusões e fazendo cometários gerais sobre esse circuito:

Os arquivos de planilha e texto com fórmulas de cálculos de modelos matemáticos podem ser baixados a seguir: texto, planilha. Na planilha há possibilidade de mudar valores de tensão do transformador e outros parâmetros (de entrada), assim a planilha recalcula os valores automaticamente.